Projetos

PROJETO: SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA




PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CMEI PROFESSORA MARIA LUÍZA SANTOS DE SOUSA
GESTORA: DALIJANE MARQUES
COORDENADORA: JULIANA PANDOLPHI
PROFESSORAS: ÁUREA CHRISTINA SILVEIRA, ANNA CAROLINNY CALDAS, JANEIDE AQUINO, JOANA D’ARC TOSCANO, JASKLENE MARIA LIMA, MARCYARA MARTINS E MARGARETH DIAS
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DOS NÍVEIS II, III E IV
 NATAL, 2012                    



JUSTIFICATIVA
                No início do ano letivo, propõem-se sempre aqueles dilemas: como recepcionar nossas crianças, o que estudar? O que pode atrair mais a atenção de nossos pequenos? Pensando nisso, escolhemos o tema-título: “Somos todos iguais na diferença”, para o qual trabalharemos desde questões envolvendo o eu (sujeito), partindo-se de questões de identidade até reflexões condizentes à coletividade em sua diversidade.
                Partindo da definição de criança, apontada pelas Diretrizes curriculares nacionais para Educação infantil, é um sujeito histórico e de direitos que,

[...] nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,
observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2010).

                A partir dessas ideias de sujeito-identidade e ser social trabalharemos questões envolvendo esse sujeito participativo: seu nome, seu corpo, sua família, sua escola, fazendo a criança refletir que esse sujeito (eu) também é um cidadão, com direitos e deveres e que é de fundamental importância na convivência com os demais que aprendamos a conviver na coletividade, respeitando a si e também a todo o grupo.
                Com relação à questão da coletividade e o respeito à diversidade, o Referencial curricular para educação infantil traz a seguinte disposição:

Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas (BRASIL, 1998).
E ainda acrescenta:
Uma atenção particular deve ser voltada para as crianças com necessidades especiais que, devido às suas  características peculiares, estão mais sujeitas à discriminação. Ao lado dessa atitude geral, podem-se criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa ou de trabalho (BRASIL, 1998).

                Diante dessas reflexões de sujeito, sujeito participativo, sujeito coletivo, coletividade, diversidade, trabalharemos com nossas crianças também questões envolvendo as diversas áreas do conhecimento, tornando também nossas atividades de ensino e aprendizagem mais significativas e contextualizadas.

OBJETIVOS                    
                                                     
ü  Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

ü  Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

ü  Possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

ü  Propiciar, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

ü    Ampliar a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

ü   Possibilitar situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

ü  Instigar reflexões sobre vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;

ü   Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

ü   Promover a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como
o não desperdício dos recursos naturais.

CONTEÚDOS  E SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Linguagens:  oral e escrita, movimento, artes visuais e música
ü  Rodas de conversas – conversas informais e informativas sobre o “eu” / a coletividade/ a diversidade;
ü  Leitura e produção de textos diversos afins ao tema em questão;
ü   Cantigas, gestos, movimentos em geral a partir de músicas, comando
ü   Brincadeiras direcionadas e livres;
ü   Faz de conta;
ü  Discussões, exposições, debates sobre questões individuais (vivências) e sobre a coletividade (direitos e deveres), respeito à diversidade...
ü  Produções plásticas, modelagem, escultura, recortes e colagens...
Natureza e sociedade
ü  Eu, meu corpo, meu espaço (discussões, músicas, vídeos, leituras)
ü  o outro, seu corpo, seu espaço (discussões, músicas, vídeos, leituras)
ü  Família (relatos de experiências, recortes, colagens)
ü  Escola (conversa com vários profissionais da escola, discutir seus espaços, atividades, horários, combinados, entre outras)
ü  comunidade e coletividade (conversas, leituras, vídeo, aula-passeio, produção de painéis...)
Matemática
ü  Numeração, quantificação, seriação, agrupamento
ü  cores, formas,
ü  medidas
ü  tempo
ü  espaço e lateralidade
Esses conteúdos sempre trabalhados de forma contextualizada, dinâmica, envolvendo situações-problemas, proporcionando investigações, levantamento de hipóteses, atividade de movimento para em último fim realizar uma atividade xerografada e a criança possa realizá-la de forma mais autônoma possível.

AVALIAÇÃO
                A avaliação é uma atividade diária mediante observação da participação das crianças nas atividades propostas, seus posicionamentos, sua interação, nossa intervenção, bem como o registro escrito, tanto dos alunos, em suas produções, garatujas, pictóricas, escritas, numéricas, simbólicas de um modo geral, como também a das professoras em forma de relatórios gerais e individuais.
CULMINÂNCIA (SUGESTÃO)
“GRANDE ENCONTRO de SHOW DE TALENTOS”, cada turma organizará um evento para compartilhar com as demais turmas.
Local: Concitel
Data: A combinar

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (v. 2 e 3)
















PROJETO:
HOJE TEM ESPETÁCULO NO PICADEIRO DO SABER!!!


turma : nível A e B
PROFESSORAS : MARGOT, MARCYARA, JANEIDE, MARIA TEREZA 
COORDENADORA PEDAGÓGICA: JULIANA PANDOLPHI
DIRETORA : DALIJANE MARQUES 

objetivos:
  1. conhecer a historia do circo, reconhecendo a importancia da transmissão oral de conhecimento passado de geração em geraçaõ ,com isso ,interessando-se por elementos da cultura , assim respeitando a diversidade;
  2. conhecer diferentes ( e posicionar-se sobre) pontos de vista sobre a questõa dos animais que vivem nos circos , dessa forma, ampiando o repertório sobre os animais e seus hábitos;
  3. ampliar o conhecimento sobre cores ,formas, observando-as cenários do circo e em outros ambientes do seu cotidiano. 





PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CMEI PROFª. MARIA LUÍZA SANTOS DE SOUZA

Projeto:
PAPEL, LÁPIS, TESOURA E COLA:
AGORA É HORA DA ESCOLA!

“ A alegria não chega apenas no encontro
do achado, mas faz parte do processo da busca.
 E, ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria”

Paulo Freire


APRESENTAÇÃO
       O presente projeto será desenvolvido no CMEI Profa. Maria Luíza de Souza Santos em todas as turmas de crianças com idades entre 4 a 5 anos de idade. Tal projeto busca rememorar com a criança o que ela vivenciou no ano anterior e apresentá-la a quem vem chegando e não conhece ainda a rotina e o como se desenvolve a prática pedagógica na instituição, construindo coletivamente com todos o processo de integração e socialização  na comunidade educativa.
         No período de vivência do projeto, objetivamos construir a integração da criança à escola, desenvolvendo o vínculo afetivo e, paulatinamente, a harmonia na sala de aula e na instituição, buscando através da vivência e da observação (análise) do contexto cultural escolar a distinção entre a família e o espaço educativo. Além de elaborar e construir momentos em que se possa desenvolver o processo de observação e, assim, realizar a avaliação diagnóstica do aprendizado infantil durante o processo de adaptação.
         O início do ano letivo sempre se configura como uma caixinha de surpresa. “O que trabalhar?”, “Como serão minhas crianças?”, “Não quero ser repetitiva”, “Como (re-)estabelecer vínculos?”. Pensando nessa e em outras questões, e, sabendo que a maioria de nossos alunos já havia frequentado nossa escola no ano anterior, resolvemos desenvolver um projeto de trabalho que proporcionasse a nossas crianças relembrar (ou conhecer) o ambiente escolar.
         Dessa ideia surgiu Papel, lápis, tesoura e cola: agora é hora da escola, projeto através do qual, trabalharemos as diversas áreas do conhecimento, bem como refletiremos acerca do espaço de convívio escolar: suas regras, horários, combinados, rotinas, entre outras atividades.
        
No mais, sejamos todos bem-vindos!!!!
Feliz 2011!!!


EQUIPE TÉCNICA- PEDAGÓGICA
  •                Dalijane Marques Hermínio (Gestora)
  •             Fabiola Fontenele (Coordenadora Pedagógica)
          Educadoras Infantis:
  •                 Áurea Cristina S. Oliveira
  •             Janeide Aquino dos Santos
  •           Jascklene Maria de L. Medeiros
  •          Margareth Pereira Dias
  •          Maria do Carmo Ferreira da Silva
  •          Maria Tereza de Souza

Duração: 06 semanas
Área do conhecimento: Todas as áreas do conhecimento
OBJETIVO GERAL
  •         (Re)explorar o ambiente escolar, observando sua estrutura física, compreendendo sua  proposta de trabalho: rotina, horários, regras, combinados, notando-se como agente participante dessa instituição;
  •          Promover a integração da criança à escola, desenvolvendo o vínculo afetivo e a harmonia na sala de aula e na instituição, buscando através da vivência e da observação (análise) do contexto cultural escolar a distinção entre a família e o espaço educativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FORMAÇÃO PESSOAL E AUTONOMIA:
ATITUDINAIS
·           Ter atitudes de cuidado e atenção para com o colega e a escola;
·           Desenvolver o sentimento de pertença ao grupo;
·           Demonstrar sentimentos de segurança e tranqüilidade em sala de aula;
·           Compreender o tempo e o espaço educativo (seus cantos e horários);
·           Externar o que pensa, sente  e deseja através da linguagem oral ;
·           Respeitar o ambiente e o material escolar;
·           Desenvolver a compreensão da Educação Infantil como parte integrante de  um     sistema educativo maior;
·          Construir uma auto-imagem positiva de si mesma;
·          Desenvolver a confiança do fazer o que se propõe;
·             Compreender que na convivência social entre os seus pares e todos que fazem parte da escola: é necessário respeito, cooperação, diálogo, negociação, perder, ganhar...
·             E as regras de convivência (não brigar, não ofender o colega e as pessoas da escola, pedir antes de pegar algo do colega ou da sala e ...);
·             Estimular à curiosidade e o desejo de saber/conhecer inerente a criança.

PROCEDIMENTAIS
  • Desenvolver ações de organização do espaço escolar (colocar a bolsa no local, não sujar a sala, utilizar os materiais coletivos com cuidado e atenção...);
  •  Participar ativamente da rotina escolar;
  • ·Compreender e utilizar os procedimentos necessários à realização das atividades que foram propostas neste período:
§   Manusear os instrumentos disponibilizados para atividades artísticas e das áreas de conhecimento (lápis, pincel, borracha...).
§   Construir posturas necessárias ao aprendizado escolar (atenção, concentração, observação, interesse, participação, indagação...);
§   Construir procedimentos de avaliação sobre o que está sendo desenvolvido em sala de aula;
§   Ter cuidado consigo próprio (escova os dentes, pede para ir ao banheira...);
§    Manifestar o que sente, pensa, necessita ou deseja oralmente



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Propiciar espaço para o diálogo, no qual as crianças percebam que há momentos de falar e também de ouvir o colega e as professoras;
  • Proporcionar momentos para conversas, cantigas, brincadeiras diversas, explorando assim a linguagem oral e a socialização;
  • Incentivar a atividade de leitura, com contações de história e leitura de textos diversos;
  • Exercitar a psicomotricidade com atividades de escrita, desenho, pintura, recorte, colagem e outras;
  • Exercitar a psicomotricidade atividades de andar, correr, pular, saltar, rolar, entre outras;
  • Desenvolver o conceito de representação simbólica do real;
  • Conhecer usos e funções sociais da escrita;
  • Participar em circunstâncias nas quais o educador  utiliza a escrita com função social real (bilhetes, convites...) e para reproduzir vivências do grupo;
  • Desenvolver os aspectos estruturantes da língua escrita;
  • Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da Língua Portuguesa;
  • Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
  • Iniciar  o processo de apropriação do sistema de representação alfabético;
  • Demonstrar o nível da compreensão da escrita em que se encontra;
  • Expressar-se através da escrita e do desenho em situações programadas e/ou livremente;

MATEMÁTICA
 §         Ampliar os conhecimentos lógico-matemáticos através de atividades com jogos de encaixe, sequência, classificação, seriação e discussões envolvendo situações-problemas com assuntos do cotidiano;
 §         Perceber, discutir, refletir acerca das relações e rotinas no ambiente escolar.
NATUREZA E SOCIEDADE
§         Compreender os tempos, espaços e pessoas que compõem o espaço educativo;
§         Desenvolver respeito e consideração pelas normas coletivas e individuais da escola;
§         Diferenciar ambiente educativo de ambiente familiar e as maneiras de se portar em ambos;
§         Conhecer os arredores da escola;
  • Situar-se no espaço interno e externo da escola.

CONTEÚDOS
§      Linguagens Oral e Escrita - oral, escrita, literatura, artes, músicas, movimento e artes gráficas.
§      Matemática – cores, formas, numeração: de 0 a 9, conceitos: alto/baixo, longe/perto, em cima/embaixo, pouco/muito, entre outros.
§      Natureza e sociedade – espaço escolar – dentro e fora (espaço interno e espaço externo/ vizinhos), profissões (focando os profissionais que atuam na escola), regras, combinados.

ATIVIDADES
  • Roda musical
  • Roda da rotina (crachá, calendário, tempo, acontecimentos, cotidiano, ausências, etc)
  • Roda da conversa (direcionada e livre)
  • Conversas informais e informativas
  • Contação de história
  • Leituras diversas
  • Desenhos
  • Pinturas
  • Brincadeiras
  • Jogos
  • Atividades de psicomotricidade (amassar, picotar, rasgar, rabiscar e equilíbrio, etc)
  • Contagem
  • Circuito de movimento
  • Brincadeiras cantadas
  • Dramatizações
  • Faz-de-conta
  • Produção de texto coletiva e individual
  • Resolução de situações-problema
  • Sequenciação
  • Seriação
  • Classificação
  • Pesquisas
  • Recorte
  • Colagem
  • Montagem
  • Modelagem
  • Técnicas de artes

CRONOGRAMA
09 de março a 21 de abril de 2011

CULMINÂNCIA
A culminância se dará na exibição dos trabalhos que serão expostos ao longo do processo de vivência do projeto e numa apresentação final que acontecerá na roda cultural ao fim do tempo do referido projeto.

AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á de forma contínua, através de observações, desempenho, interesse  e registro das participações dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala.